Os desafios da gestão democrática diante da diversidade das políticas públicas presentes no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217110082Resumo
Este trabalho apresenta as reflexões das bolsistas do subprojeto Pedagogia/UFSM/Pibid com o objetivo de propor alternativas de organização escolar que permitam a sistematização das atividades ofertadas no contraturno, para promover a participação efetiva dos alunos. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como fonte de dados utilizou-se o controle de frequência e as justificativas das faltas dos alunos. Como referencial teórico foram utilizados estudos de Libâneo (2008) e Freire (1983; 2000) acerca da gestão democrática no contexto escolar. Portanto, conclui-se que traçar estratégias de organização de atividades no turno inverso, atentando para a sua intencionalidade é uma das alternativas de promover a participação efetiva dos alunos nessas atividades. Palavras-chave: gestão democrática, sala multidisciplinar, atividades extracurriculares.Downloads
Referências
ALONSO, Myrtes. A gestão/administração educacional no contexto da atualidade. In: VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALONSO, Myrtes (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003, p. 23-38.
BRASIL. Mais educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid =467&id=233&option=com_content&view=article>. Acesso em: 2 set., 2012a.
BRASIL. Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&id=233&option=com_content&view=article>. Acesso em: 16 ago., 2012b.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 31 ago., 2012c.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBANEO, Jose Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF, 2008.
SARTURI, Rosane C. O processo construção na constituinte escolar: implicações e possibilidade. Porto Alegre: Ufrgs, 2003. Tese (doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Construindo a educação pública popular. São Paulo: Município de São Paulo, 1990.
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.