Formação do Pnaic: repercussões na gestão das práticas pedagógicas

Autores

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Ticiane Arruda da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824557

Resumo

Neste texto aborda-se o processo de formação das professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic -, enfatizando as políticas públicas que fomentam este programa no intuito de qualificar as práticas escolares. Objetiva-se analisar as vivências de professores da rede municipal de Uruguaiana/RS a partir da sua formação no Pnaic e contribuições para a educação, considerando as atividades desenvolvidas pelas mesmas no espaço cotidiano das suas ações profissionais. Conclui-se, a partir das manifestações dos professores, que o processo formativo do Pnaic contribuiu para as práticas pedagógicas dos docentes, apresentando indicadores para a legitimação das políticas públicas e para a educação nacional de qualidade.

Palavras-chave: políticas públicas, formação de professores, gestão, práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Rosane Carneiro Sarturi é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Centro de Educação - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: rcsarturi@gmail.com.

Ticiane Arruda da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Rosane Carneiro Sarturi é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Centro de Educação - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: rcsarturi@gmail.com.

Referências

BOLZAN, Doris. Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: UFSM, 2007.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: Ministério da Educação, 2012.

BRASIL. Medida provisória n. 586, de 8 de novembro de 2012. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/mp_586_pacto.pdf >. Acesso em 9 nov. 2014.

BRASIL. Lei n. 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: Ministério da Educação. 2012. Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Lei%20de%20Bolsas%20n%2011%20273.pdf>. Acesso em 9 nov. 2014.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 12 nov. 2015.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez. 2001

GADOTTI, Moacir. Dimensão política do projeto pedagógico da escola. In: MINAS GERAIS. Projeto político pedagógico da escola. Belo Horizonte: SEE-MG, 2001.

KRAEMER, Maria Luiza. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas: Autores Associados. 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2008.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2008.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MOYLES, Janet. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artemed, 2002.

SANTOS, Simone Cardoso dos. A importância do lúdico no processo ensino e aprendizagem. Santa Maria: UFSM, 2010.

SARTURI, Rosane C. Relatório do projeto estabelecendo uma relação dialética entre os saberes e as práticas nos anos iniciais do ensino fundamental: em busca de um currículo permeado pela qualificação do processo ensino- aprendizagem. Santa Maria: UFSM, 2010.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, AUGUSTO NIBALDO SILVA. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Sarturi, R. C., & Silva, T. A. da. (2016). Formação do Pnaic: repercussões na gestão das práticas pedagógicas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 45–54. https://doi.org/10.5902/2318133824557

Edição

Seção

Artigos