Padrão do estado nutricional de escolares através de medi¬das antropométricas
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648303Resumo
O objetivo do estudo foi determinar o padrão de estado nutricional dos escolares de ambos os sexos, da faixa etária de 14 anos, matriculados nos estabelecimentos de ensino público da cidade de Santa Maria (RS), no ano de 1993. A amostra foi constituída por 400 escolares sendo 200 escolares em cada sexo. Utilizou-se uma balança de alavanca para verificar o peso corporal e o estadiômetro para medir a estatura. Chegou- se as seguintes considerações finais: a) os escolares do sexo masculino são mais pesados e mais altos do que os escolares do sexo feminino; b) obteve-se diferenças altamente significativas nas variáveis peso corporal e estatura entre os escolares dos sexos masculino e feminino sendo estas diferenças favoráveis aos escolares do sexo masculino; e c) a faixa de normalidade de peso corporal dos escolares do sexo masculino é de 34,58 kg a 72,22 Kg e dos femininos de 32,28 Kg a 65,42 Kg; enquanto que a mesma, na variável estatura para os escolares do sexo masculino é de 147,7 cm a 181,5 cm e nos femininos é de 144,0 cm a 172,0 cm.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.