TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO \RMV\U10 mYOM\Tm NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESP/RC
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648293Resumo
Desde a criação do curso de Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo no Instituto de Biociências da UNESP/RC, em 1984, a obrigatoriedade de um trabalho de formatura tem sido uma constante nesses 12 anos de existência do curso. O objetivo deste estudo foi o de revelar, a partir dos trabalhos de formatura, as tendências dos discentes, com relação aos tipos de pesquisa realizada, aos métodos empregados nas pesquisas, às linhas de pesquisa do Departamento e às grandes áreas do conhecimento. Foram classificados 364 trabalhos de formatura apresentados de 1987 até 1995. O número de trabalhos de formatura na área das Ciências Humanas foi muito superior ao das Ciências da Vida e, em sua maioria, foram classificados como pesquisa básica. De 1987 a 1990, a maior parte consistiu em revisão de literatura. A linha de pesquisa Pedagogia e Administração da Educação Física, Esportes e Lazer concentrou o maior número de trabalhos de formatura desenvolvidos. Não foram encontrados indicativos de que os trabalhos de formatura dos alunos do curso de Licenciatura se diferenciam, em sua natureza, método e tipo de pesquisa, daqueles dos alunos do curso de Bacharelado. Desta forma, nos parece não ser possível identificar a tendência ou o enfoque característico aos novos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física a partir dos trabalhos de formatura apresentados por seus alunos.
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