BURNOUT NO ESPORTE: REVISAO SISTEMATICA NA BASE ScienceDirect
DOI:
https://doi.org/10.5902/010283085716Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/010283085716
O presente estudo teve por objetivo analisar a produção científica relacionada ao burnout nos esportes a partir de artigos publicados na última década (2002 a 2011) na base de dados eletrônica ScienceDirect, por ser esta relevante, reconhecida, representativa e abrangente. A partir das combinações de palavras “burnout e sports” e “burnout e athletes”, oito artigos foram selecionados para a pesquisa. Os itens investigados foram: revista, tipo de estudo, número de participantes, amostra, população investigada, instrumento utilizados, tema e resultados. As publicações se concentraram nas revistas Journal of Science and Medicine in Sport e Psychology of Sport and Exercise, predominaram pesquisas quantitativas (n=7) com uma média de 228 participantes. As populações investigadas foram de atletas de elite juvenis, atletas quase profissionais e atletas profissionais de diferentes países, europeus e da Oceania. Todos os estudos utilizaram o Athlete Burnout Questionaire (ABQ) como instrumento de coleta de dados. Quanto ao tema, foram identificados e apresentados os resultados de artigos sobre burnout e perfeccionismo (n=2), sinais que antecedem o burnout (n=2), burnout, seus antecedentes e conseqüências para atletas que abandonaram o esporte (n=1), variações nos níveis de burnout ao longo de uma temporada competitiva (n=1), paixão pelo esporte e burnout (n=1) e clima motivacional e o burnout (n=1).
Palavras-chave: Burnout. Esporte. Atleta. Psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.