DIVERSIFICAÇÃO DA RENDA E AGREGAÇÃO DE VALOR NA AGRICULTURA FAMILIAR: LIÇÕES A PARTIR DE UMA COMUNIDADE RURAL

Autores

  • Danieli Simonetti Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Miguel Angelo Perondi Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Norma Kiyota Instituto Agronômico do Paraná
  • Ana Paula Schervisky Villwock Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Palavras-chave:

agricultura familiar, diversificação da renda, recursos produtivos

Resumo

A agricultura familiar é conhecida por sua capacidade de suprir a força de trabalho e apresentar uma elevada capacidade de diversificação econômica e produtiva. Dentro dessa diversidade percebe-se que alguns estabelecimentos com áreas maiores e mesma disponibilidade de outros recursos produtivos possuem uma renda inferior a estabelecimentos com áreas menores. Assim essa pesquisa procura estudar e comparar as diferentes estratégias de renda dos agricultores familiares frente a diferentes acessos a recursos de área, força-de-trabalho e capital numa comunidade rural no ano agrícola de 2008/09. A produção de commodities agrícolas grãos obteve a menor renda e a diversificação da renda agrícola aumentou a renda total do estabelecimento. Na situação estudada uma menor área agrícola resultou na maior intensificação da produção e a maior disponibilidade de mão de obra em maior diversificação e renda agrícola por área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Simonetti, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Eng. Engenheira Agrônoma e Pesquisadora de projeto conveniado com a UTFPR Campus Pato Branco

Miguel Angelo Perondi, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo e Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Norma Kiyota, Instituto Agronômico do Paraná

Engenheira Agrônoma e Doutora em Desenvolvimento Rural. Pesquisadora da Área de Socioeconomia do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Ana Paula Schervisky Villwock, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Graduanda em Agronomia, bolsista PIBIC (Programa de Iniciação Científica) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Simonetti, D., Perondi, M. A., Kiyota, N., & Villwock, A. P. S. (2013). DIVERSIFICAÇÃO DA RENDA E AGREGAÇÃO DE VALOR NA AGRICULTURA FAMILIAR: LIÇÕES A PARTIR DE UMA COMUNIDADE RURAL. Extensão Rural, 20(2), 132–144. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/7168