INOVAÇÃO, INCERTEZA E RISCO NA INDÚSTRIA ARROZEIRA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Dionéia Dalcin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Juliana Silva de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Isabel Fernades Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean Philippe Palma Révillion Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Agronegócio, Mercado Arrozeiro, Tecnologias.

Resumo

Esse trabalho possuí como principal objetivo contribuir para a compreensão da relação entre inovação, fatores da inovação, incerteza e risco no setor agroindustrial de maneira a estabelecer parâmetros iniciais da caracterização desses fenômenos e de sua inter-relação. Para explorar esse fenômeno foram estudados casos de agroindústrias inovadoras no setor processador de arroz do Rio Grande do Sul. A relação entre a natureza da inovação (incremental ou radical), o seu grau de apropriabilidade e incerteza e risco foi caracterizada nos estudos de caso: i) nas empresas de pequeno e médio porte predomina a adoção de inovações de processo, de baixa apropriabilidade, e de caráter incremental, desenvolvidas por fornecedores de equipamentos; ii) na empresa de grande porte, a adoção de inovação de produto de caráter radical é apropriada a partir do seu pioneirismo e parcela de mercado, de maneira a garantir sua liderança setorial e contrapor a tendência de substituição do arroz por produtos substitutos no médio e longo prazo. O estudo também foi pertinente para ilustrar a relação entre o grau de cumulatividade, das tecnologias desenvolvidas e risco: nas pequenas e médias empresas o risco é minimizado em função da experiência adquirida pela organização inovadora na exploração de novas tecnologias de processo e, na grande empresa, o conhecimento de caráter tácito, em especial a capacidade de antecipar a reação do mercado a produtos inéditos, é crítico para subsidiar a “aposta” de oferta de novos produtos a segmentos de consumidores específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionéia Dalcin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul, doutoranda em Agronegócios pela UFRGS, mestre em Extensão Rural pela UFSM e graduada em Administração pela UERGS.

Juliana Silva de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Agronegócios pela UFRGS

Maria Isabel Fernades Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Agronegócios pela UFRGS

Jean Philippe Palma Révillion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto, CEPAN - UFRGS

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Dalcin, D., Brito, J. S. de, Finger, M. I. F., & Révillion, J. P. P. (2013). INOVAÇÃO, INCERTEZA E RISCO NA INDÚSTRIA ARROZEIRA DO RIO GRANDE DO SUL. Extensão Rural, 20(2), 145–158. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/6998