AS MUDANÇAS DAS POLÍTICAS AGRÍCOLAS EUROPÉIA E NORTE-AMERICANA VISTAS POR TERCEIROS

Autores

  • Carlos Guilherme Adalberto Mielitz Netto UFRGS

Resumo

A conclusão da Rodada Uruguai do GATT em 1994 não trouxe o fim das disputas comerciais no mercado agrícola mundial, como se propagava. As formas de intervenção das políticas agrícolas norte-americana e européia passaram a atuar de forma mais indireta, mas ainda guardando um elevado grau de proteção às suas respectivas agriculturas e provocando expressivas distorções nos mercados internacionais. O discurso liberalizante que se fazia presente desde então muda crescentemente de direção após 2001, quando ambas políticas passam por revisão ou novas proposições. A contínua troca de acusações entre os dois maiores contendores sobre a quem caberia a maior responsabilidade nas distorções no mercado, a resistência à revisão das posições, o conturbado cenário político internacional e os insucessos das reuniões de Seattle e Tóquio não nos permitem ser otimistas quanto ao futuro da Rodada Doha e sua futura reunião a realizar-se em setembro no México. Dadas as condições atuais, a posição dos demais países produtores agrícolas neste contexto é absolutamente desfavorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Guilherme Adalberto Mielitz Netto, UFRGS

Doutor em Economia, Professor do Programa da Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

Downloads

Publicado

2005-02-02

Como Citar

Mielitz Netto, C. G. A. (2005). AS MUDANÇAS DAS POLÍTICAS AGRÍCOLAS EUROPÉIA E NORTE-AMERICANA VISTAS POR TERCEIROS. Extensão Rural, (12), 70–96. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5616