ESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL - BASE DE SOJA - NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Sibele Vasconcelos de Oliveira UFSM
  • Marcos Alves dos Reys UFSM

Resumo

A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem motivado países para a adoção de medidas que minimizem as externalidades negativas causadas pelo modo de vida contemporâneo. Seguindo a tendência mundial, o Brasil vem estimulando a produção de biocombustíveis, através de investimentos no setor e da elaboração de leis que tornam obrigatórias amistura do biodiesel ao diesel de petróleo. O presente trabalho tem por objetivo a discussão sobre a estruturação e consolidação da cadeia produtiva do biodiesel à base de soja no Rio Grande do Sul. Por sua grande disponibilidade, a matriz produtiva do biodiesel gaúcho está baseada no óleo de soja, usufruindo da já consolidada estrutura de produção, distribuição e esmagamento do grão. Atualmente, quatro empresas lideram a produção do combustível, gerando capacidade de aproximadamente 400 milhões de litro/ano. Dentre os anos 2007 e 2009, testes estatísticos não paramétricos não detectam diferença entre médias de produção (m3) de biodiesel entre as usinas de fabricação da energia. Ademais, ressalta-se que variações na produção de biodiesel no estado, além de serem resultados de ações estratégicas empresariais, também compõem-se deindicadores como disponibilidade de matéria-prima, evolução das políticas industriais e de inovação tecnológica, eficácia e aderência das linhas de financiamento ao setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibele Vasconcelos de Oliveira, UFSM

Especialista em Finanças, UNIFRA; Bacharel em Ciências Econômicas, UFSM; Graduanda emMatemática, UFSM; Mestranda em Extensão Rural, UFSM.

Marcos Alves dos Reys, UFSM

Prof. Adj., Dep. de Educação Agrícola e Extensão Rural, UFSM.

Downloads

Publicado

2009-05-03

Como Citar

Oliveira, S. V. de, & Reys, M. A. dos. (2009). ESTRUTURAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL - BASE DE SOJA - NO RIO GRANDE DO SUL. Extensão Rural, (17), 93–116. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5557