CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE ARRANJOS SILVIPASTORIS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO BONIFÁCIO – SC

Autores

  • Luis Antonio dos Santos de Freitas UFSM
  • Karen Follador Karam UFPR
  • Sergio Leite Guimarães Pinheiro Universidade de Sydney

Resumo

O presente estudo é uma reflexão sobre um trabalho desenvolvido com base em uma pesquisa participativa em sistemas agroflorestais, voltada a construção de arranjos silvipastoris no sistema de produção PRV (Pastoreio Racional Voisin), realizada com um grupo de agricultores familiares produtores de leite, no município de São Bonifácio/SC. A trabalho busca apreender o que os atores envolvidos – agricultores, técnicos,pesquisadores - entendem por participação, quais as características, potencialidades e dificuldades de um processo de pesquisa e extensão rural participativa. É um estudo de caráter qualitativo, cujos instrumentos foram a observação direta e entrevistas semi-estruturadas com atores-chave. Os dados foram analisados e interpretados segundo a metodologia “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC), que mostraram que o processo participativo ocorrido em São Bonifácio é entendido de diferentes formas pelos atores, evidenciando um conjunto de características que, ao mesmo tempo,potencializam este e outros processos de pesquisa e extensão rural participativa mas também representam grandes desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Antonio dos Santos de Freitas, UFSM

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestre emAgroecossistemas/UFSC/CCA (2008)

Karen Follador Karam, UFPR

Cientista Social, Dra em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), consultora autônoma.

Sergio Leite Guimarães Pinheiro, Universidade de Sydney

Engenheiro Agrônomo, Dr em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade de Sydney,Austrália. Pesquisador da Epagri, Gerência Técnica, e professor colaborador do curso dePós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC/CCA.

Downloads

Publicado

2008-07-07

Como Citar

Freitas, L. A. dos S. de, Karam, K. F., & Pinheiro, S. L. G. (2008). CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE ARRANJOS SILVIPASTORIS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO BONIFÁCIO – SC. Extensão Rural, (16), 37–66. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5505