Fatores determinantes para a sucessão familiar em estabelecimentos rurais da Região Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Silvana Dalmutt Kruger Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Maísa Aparecida Lemes da Silva Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Giana de Vargas Mores Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179630576

Palavras-chave:

agricultura familiar, contabilidade rural, população rural, sucessão familiar.

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar fatores determinantes para o processo de sucessão familiar em estabelecimentos rurais da região Oeste de Santa Catarina. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionário a 200 respondentes dos estabelecimentos rurais dos municípios de Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre. Em relação às características dos estabelecimentos, 80% possuem até 50 hectares e 23% já passaram pelo processo de sucessão familiar. Os resultados apontam os principais determinantes para o processo: rendimento financeiro das atividades rurais, oportunidade de crescimento e de rentabilidade dos negócios, recursos oferecidos pelo governo para subsidiar investimentos. A pesquisa evidenciou a importância dos rendimentos financeiros das atividades rurais, visando garantir renda satisfatória para a permanência dos jovens no meio rural e facilitar o processo de sucessão familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2000), Pós-Graduação em Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis (2002) e Contabilidade Gerencial Estratégica (2010). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2012) e Cursando o Doutorado em Contabilidade pela UFSC (2014). Com experiência profissional nas áreas Administrativa e Gerencial. Atua na graduação como docente desde 2004 com as seguintes disciplinas: Contabilidade Introdutória, Gerencial, Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Negócios Agroindustriais, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. Atua em cursos de pós-graduação em disciplinas de Contabilidade Gerencial, Controladoria, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, Contabilidade Societária com ênfase em Ativos Biológicos. Participante do Grupo de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (UNOCHAPECÓ) e do Grupo NEMAC- Núcleo de Estudos sobre Meio Ambiente e Contabilidade (UFSC).

Giana de Vargas Mores, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora e Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios). Especialista em Economia e Gestão Empresarial e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo. Professora titular C do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração e do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Integrante do Grupo de Estudos em Organizações do PPGA/UFRGS e do Núcleo de Estudos em Bioeconomia Aplicada ao Agronegócio NEB-AGRO/UFRGS. Atuou como tutora a distância do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Autora e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Possui experiência na área de pesquisa, com áreas de interesse em: cadeias produtivas agroindustriais, gestão em organizações de agronegócios, inovação e sustentabilidade. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Giana_Mores

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Referências

ALCÂNTARA, N. B.; MACHADO FILHO, C. A. P. O processo de sucessão no controle de empresas rurais brasileiras: um estudo multicasos. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 16, n. 1, p. 139-151, 2014.

BREITENBACH, R. Gestão rural no contexto do agronegócio: desafios e limitações. Desafio Online, v. 2, n. 2, p. 714-731, 2014.

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. PIB do agronegócio brasileiro de 1996 a 2018. Piracicaba, 2018. Disponível em http://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx. Acesso em: 11 fev. 2019.

COSTA, L. S. P. De pai para filho: a sucessão em pequenas e médias empresas familiares. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 18, n. 1, p. 61-82, 2015.

FACIONI, D.; PEREIRA, M. W. G. Análise dos determinantes da sucessão em assentamento rural no Estado de Mato Grosso do Sul. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, n. 1, p. 119-136, 2015.

FLORES JÚNIOR, J. E.; GRISCI, C. L. I. Dilemas de pais e filhos no processo sucessório de empresas familiares. Revista de Administração (São Paulo), v. 47, n. 2, p. 325-337, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Acesso em: 11 fev. 2019.

KRÜGER, S. D. et al. A contabilidade como instrumento de gestão dos estabelecimentos rurais. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 134-153, 2014.

LAIMER, C. G.; TONIAL, R. B. Os padrões comportamentais que influenciam na longevidade da empresa familiar. Revista de Administração IMED, v. 4, n. 1, p. 123-140, 2014.

MARTINS, A. et al. Empresa familiar e as dificuldades enfrentadas pelos membros da terceira geração. Revista de Ciências da Administração, v. 10, n. 22, p. 30-54, 2008.

MERA, C. M. P.; NETTO, C. G. M. A diminuição da população rural na região do Alto Jacuí/RS: análise sob a perspectiva dos segmentos rurais. Desenvolvimento em Questão, v. 12, n. 27, p. 216-263, 2014.

MOREIRA, F. G.; SCHLINDWEIN, M. M. Sucessão da gestão na agricultura familiar: um estudo de caso no assentamento de Santa Olga no município de Nova Andradina em Mato Grosso do Sul. Revista Nera, v. 18, n. 29, p. 151-173, 2016.

OLIVEIRA, J. L.; ALBUQUERQUE, A. L.; PEREIRA, R. D. Governança, sucessão e profissionalização em uma empresa familiar: (re)arranjando o lugar da família multigeracional. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 43, p. 176-192, 2012.

PANNO, F.; MACHADO, J. A. D. Influências na decisão do jovem trabalhador rural partir ou ficar no campo. Desenvolvimento em Questão, v. 12, n. 27, p. 264-297, 2014.

SILVESTRO, M. L. et al. Os impasses sociais da sucessão hereditária na agricultura familiar. Florianópolis: Epagri; Brasília: Nead/Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2001.

STROPASOLAS, V. L. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: UFSC, 2006.

ZANIN, A. et al. Gestão das propriedades rurais do Oeste de Santa Catarina: as fragilidades da estrutura organizacional e a necessidade do uso de controles contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 13, n. 40, p. 09-19, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Kruger, S. D., Silva, M. A. L. da, Mores, G. de V., & Petri, S. M. (2019). Fatores determinantes para a sucessão familiar em estabelecimentos rurais da Região Oeste de Santa Catarina. Extensão Rural, 25(4), 57–70. https://doi.org/10.5902/2318179630576

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)