A escola urbanizada: incoerências relativas à formação de estudantes rurais de Ensino Médio

Autores

  • Laila Mayara Drebes Universidade Federal de Santa Maria
  • Edilacir dos Santos Larruscain Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Felipe Schuch
  • Bartholomeo Oliveira Barcelos Faculdade Anhanguera de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179619551

Palavras-chave:

agricultura familiar, educação, ensino profissional, juventude rural, sucessão.juventude rural, sucessão

Resumo

O estudo analisou incoerências sociais e culturais entre saberes escolares e familiares sobre as perspectivas profissionais de estudantes rurais de Ensino Médio através das percepções de professores e estudantes. De abordagem qualitativa, o trabalho foi conduzido como estudo de caso e amostrado por meio institucional, realizado no município de Tio Hugo, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2014. Os dados foram coletados com questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental e analisados com a metodologia de análise de conteúdo. Notou-se um hiato entre discurso e prática docente sobre a concepção de escola. Os docentes não incrementam o meio rural e a agricultura em suas aulas, nem mesmo em momentos interdisciplinares. Os discentes rurais gostariam dessa integração e se sentem desmotivados. Os mesmos sonham com cursos técnicos agropecuários e graduações nas ciências agrárias acreditando que essa educação possa suprir suas necessidades como estudantes rurais. A escola de Ensino Médio reproduz a realidade sociocultural dominante e transmite saberes urbanizados que incentivam os estudantes rurais a perspectivas profissionais urbanas.

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Biografia do Autor

Laila Mayara Drebes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Agronomia (UFSM) e em Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM). Mestrado em Extensão Rural (UFSM). Doutoranda em Extensão Rural (UFSM). Bolsista CAPES. E-mail: laila_mayaraaa@yahoo.com.br

Edilacir dos Santos Larruscain, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia (ASPES) e em Estudos Sociais (URCAMP). Especialização em Orientação Educacional (URCAMP). Mestrado em Educação (UFSM). Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: edilacir@hotmail.com

Luiz Felipe Schuch

Graduação em Agronomia (UFSM) e em Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM). Especialização em Proteção de Plantas (UFV). Mestrado em Agrobiologia (UFSM). E-mail: lfs3772@gmail.com

Bartholomeo Oliveira Barcelos, Faculdade Anhanguera de Porto Alegre

Graduação em Administração (URI) e em Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM). Especialização em Gestão Empresarial (URI) e em Metodologias e Gestão para Educação à Distância (ANHANGUERA). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Professor Tutor Presencial na Faculdade Anhanguera de Porto Alegre (FAPA). E-mail:barthob@bol.com.br

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Publicado

2016-09-04

Como Citar

Drebes, L. M., Larruscain, E. dos S., Schuch, L. F., & Barcelos, B. O. (2016). A escola urbanizada: incoerências relativas à formação de estudantes rurais de Ensino Médio. Extensão Rural, 23(2), 78–94. https://doi.org/10.5902/2318179619551