Compreendendo a pesca artesanal sob a ótica da multifuncionalidade e pluriatividade. Estudo de caso.

Autores

  • Diana Mendes Cajado
  • Ivana Leila Carvalho Fernandes
  • José Glaudervane Silva
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179610221

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais. Pesca Artesanal. Multifuncionalidade. Pluriatividade. Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2318179610221

As pesquisas relacionadas com multifuncionalidade e pluriatividade trazem como unidade de observação apenas as famílias que praticam agricultura familiar. Nesta pesquisa pretendeu-se ampliar estes olhares também para analisar as famílias que realizam a pesca artesanal, não só de forma isolada, mas combinada com a agricultura familiar e trabalhos não agrícolas. Este artigo traz como objetivos analisar a pesca artesanal desenvolvida na comunidade Apiques, Assentamento Maceió, Itapipoca-CE à luz da multifuncionalidade e identificar as atividades no âmbito da pluriatividade realizadas pelas famílias da comunidade pesquisada. Foi utilizada a metodologia Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA) e a técnica de pesquisa observação participante. Os resultados foram a construção da Tipologia dos Sistemas de Produção identificados, os Fluxogramas de Fertilidade e Produtos e os Calendários de atividades de dois tipos de sistemas de produção. Assim tem-se que a multifuncionalidade permite analisar a pesca artesanal sob aspectos que superam a lógica produtivista, enquanto modo de vida, por centralizar a família e suas relações com o espaço rural e a natureza, reconhecendo sua relevância para a sociedade através dos diversos serviços materiais e simbólicos prestados, além de evidenciar a importância de se ampliar as oportunidades de emprego no âmbito da pluriatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Mendes Cajado

Graduada em Engenheira de pesca (UFC). Mestre em Economia Rural (UFC). Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Professora de Economia do Institudo Dom José de Educação e Cultura. Pesquisadora do Programa Risidência Agrária (UFC).

Ivana Leila Carvalho Fernandes

Graduada em Economia Doméstica (UFC). Graduada em Pedagogia (UVA). Especialista em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFC). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Pesquisadora do Programa Rsidência Agrária (UFC).

José Glaudervane Silva

Graduado em Agronomia (UFC). Mestre em Economia Rural (UFC).

Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo

Graduada em Economia Doméstica (UFC). Mestre em Educação (UFPB). Doutora em Sociologia (UFC). Professora associada do Departamento de Economia Doméstica (UFC). Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e do Mestrado em Avaliação de Polítcas Públicas (UFC). Coordenadora geral do Programa Rsidência Agrária (UFC).

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Cajado, D. M., Fernandes, I. L. C., Silva, J. G., & Esmeraldo, G. G. S. L. (2014). Compreendendo a pesca artesanal sob a ótica da multifuncionalidade e pluriatividade. Estudo de caso. Extensão Rural, 21(4), 52–74. https://doi.org/10.5902/2318179610221