<b>Por uma educação inclusiva para portadores de deficiência visual: um novo olhar</b>

Autores

  • Andréa Feller Golin Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Lia Caetano Bastos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Resumo

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Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar a situação educacional dos portadores de deficiência visual residentes em Florianópolis. A pesquisa conta com a participação de alunos associados à ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego – . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foi permeado por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade.

Palavras-chave: educação. inclusão. deficiência visual. 

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Como Citar

Golin, A. F., & Bastos, L. C. (2012). <b>Por uma educação inclusiva para portadores de deficiência visual: um novo olhar</b>. Revista Educação Especial, 41–52. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4914

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua