<b>A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo </b>

Autores

  • Vera Lúcia Marostega Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Angela Nediane dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

 

O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo.

 

Palavras-chave: Família. Escola para Surdos. Comunicação.

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Como Citar

Marostega, V. L., & dos Santos, A. N. (2011). <b>A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo </b>. Revista Educação Especial, (28), 265–274. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua