<b> Encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais em idade de estimulação precoce a escolas de Educação Infantil de um município de médio porte do Vale dos Sinos <b/>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2820Palavras-chave:
Early Stimulation, Inclusive Schooling, Nursery School.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2820
A educação inclusiva no Brasil vem sendo discutida principalmente no âmbito educacional. A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em escola comum, é cada vez mais frequente, embora ainda muitos aspectos precisem ser repensados. Esta pesquisa teve por objetivo verificar como ocorre o encaminhamento dos sujeitos com NEE em idade de Estimulação Precoce de zero até 3 anos e 11 meses para as escolas de Educação Infantil de um município de médio porte do Vale dos Sinos. Compreendeu uma pesquisa transversal, de caráter quantitativo, de estatística descritiva, sendo a coleta de dados realizada a partir de um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas, direcionado a todos os diretores das treze Escolas de Educação Infantil do município em questão. Das treze escolas, apenas uma não participou da pesquisa, visto que atualmente não possui matricula de crianças com NEE, totalizando uma amostra de 46 crianças em processos de inclusão educacional. Dessas, 12 crianças (26,8%) foram encaminhadas pelo serviço de Estimulação Precoce mantido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do referido município, 30 crianças (65,2%) ingressaram na escola por iniciativa da própria família e 4 crianças (8%), por intervenção do Conselho Tutelar. Neste sentido, acredita-se que cabe aos profissionais da Estimulação Precoce divulgar e argumentar a importância e, principalmente, os benefícios da Estimulação Precoce para o desenvolvimento global dos sujeitos e sua constituição, além da sua contribuição para o processo de educação inclusiva.
Palavras-chave: Estimulação Precoce. Inclusão EducacionalJ. Escolas de Educação Infantil.
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