<b>Análise dos processos de inclusão, desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down matriculada na escola comum</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2768Palavras-chave:
Educational inclusion, Down Syndrome, Development and learning.Resumo
A presente investigação foi realizada em uma instituição particular de ensino do município de Barbacena, MG, Brasil, durante o ano de 2010. Foi observado um aluno com Síndrome de Down, de nove anos, matriculado no 2º ano do ensino fundamental. Buscou-se analisar o processo de inclusão educacional e as estratégias organizacionais e didáticas que influenciam seu desenvolvimento e aprendizagem, identificando o desempenho cognitivo, socioafetivo e psicomotor, além da interação família-escola. O estudo de caso caracterizou-se como qualitativo, do tipo etnográfico, em que foi utilizada a técnica de observação participante. A participação ativa da família do aluno em seu processo educacional, ao lado da interação promovida pela escola em suas atividades fizeram com que ele atingisse um nível de desenvolvimento considerado satisfatório e dentro de seu próprio ritmo. Este mostrava ter boa memória, sabia ler tanto palavras com letra cursiva, quanto com letra de imprensa e resolvia adições e subtrações com o auxílio de materiais concretos. Seria necessário, no entanto, que tivessem sido adotadas atividades a ele direcionadas, bem como medidas de flexibilização e dinamização do currículo, avaliando-o em uma abordagem processual, em função de seu progresso. Entretanto, foi valorizada a avaliação classificatória, o que resultou na retenção do aluno na mesma série. Concluímos com a investigação que a estruturação pedagógica e a revisão das práticas e métodos de avaliação nas instituições de ensino podem ser necessárias para que melhor se atenda às especificidades e necessidades dos alunos, fazendo com que não haja exclusão em ambientes que pensam estar promovendo a inclusão.
Palavras-chave: inclusão educacional. Síndrome de Down. desenvolvimento e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).