Acessibilidade para estudantes cegos e baixa visão: análise dos objetos educacionais digitais de física

Autores

  • Ivani Cristina Voos Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Kaiana Ferreira Universidade Federal do Paraná, Centro de Estudos do Mar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24380

Palavras-chave:

estudantes cegos e baixa visão, Objeto Educacional Digital (OED), Física, acessibilidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma breve análise dos Objetos Educacionais Digitais (OED) disponíveis nas coleções didáticas da componente curricular Física selecionadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2015) a fim de averiguar se os mesmos apresentam recursos de acessibilidade para estudantes com deficiência visual. Foram analisadas as quatro coleções de Física que disponibilizaram o recurso digital como parte integrante da obra. Discutir a acessibilidade disponibilizada nos recursos digitais se faz necessária visto o crescente número de estudantes com deficiência visual no ensino regular. Após as análises concluiu-se preliminarmente que nenhuma das quatro coleções apresenta acessibilidade para os recursos, fato esse que pode ser negativo para o processo educativo de estudantes cegos e baixa visão que farão uso dos OED.



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Biografia do Autor

Ivani Cristina Voos, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Educação Científica e Tecnológica da UFSC. 

Professora do IFSC- Câmpus Araranguá

Gabriela Kaiana Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Centro de Estudos do Mar

Professora na Universidade Federal do Paraná, Centro de Estudos do Mar

Doutoranda do Programa de Educação Científica e Tecnológica da UFSC. 

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Publicado

2018-03-11

Como Citar

Voos, I. C., & Ferreira, G. K. (2018). Acessibilidade para estudantes cegos e baixa visão: análise dos objetos educacionais digitais de física. Revista Educação Especial, 31(60), 21–34. https://doi.org/10.5902/1984686X24380

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua