<b> Língua brasileira de sinais e implante coclear: relato de um caso</b>

Autores

  • Michelle Nave Valadao HCRP-USP
  • Jilma Andrade Nomura Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo
  • Debora Hungria Mazer Clínica, Ribeirão Preto, São Paulo
  • Myriam de Lima Isaac Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2318

Palavras-chave:

Deafness, Cochlear implant, Brazilian Sign Language.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2318

A perda auditiva é uma das privações sensoriais mais comum nos homens. A principal consequência da perda auditiva reside em sua repercussão no desenvolvimento da linguagem oral e, consequentemente, interferindo em todo o processo de aprendizagem da leitura e escrita. O implante coclear é um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa a proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. É uma boa opção aos portadores de surdez sensorioneural profunda, entretanto, não assegura o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem oral. Assim, por não desenvolverem a linguagem oral, os indivíduos com implante coclear não podem ser privados da possibilidade da aquisição e do desenvolvimento da linguagem, pois podem fazer isso utilizando outra forma de comunicação – a língua de sinais. O objetivo deste relato é descrever a experiência do atendimento multidisciplinar de uma criança usuária de implante coclear. B.V.S.R. oito anos, gênero masculino, portador de perda auditiva sensorioneural profunda, bilateral desde o período neonatal. Realizou cirurgia de implante coclear aos três anos de idade, sendo acompanhado segundo abordagem aurioral. Devido ao baixo desempenho escolar apresentado, foi discutido com a equipe multidisciplinar e decidido modificar a abordagem, optando-se por iniciar aprendizagem de língua brasileira de sinais.  Após um período de dois anos, segundo a nova abordagem, a criança apresentou considerável evolução em todos os aspectos do desenvolvimento. A mudança de abordagem influenciou positivamente na evolução da criança, pois a mesma alcançou adequado desempenho em diversas habilidades linguísticas.




Palavras-chave: Surdez. Implante coclear. Língua brasileira de sinais.

 

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Biografia do Autor

Michelle Nave Valadao, HCRP-USP

Doutoranda em Neurociencias pelo Departamento de Neurociencias e Ciencias do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo.

Fonoaudiologa contratada do Serviço de Fonoaudiologia divisao de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas de Ribeirao Preto - HCRP

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Publicado

2012-03-26

Como Citar

Valadao, M. N., Nomura, J. A., Mazer, D. H., & Isaac, M. de L. (2012). <b> Língua brasileira de sinais e implante coclear: relato de um caso</b>. Revista Educação Especial, 25(42), 89–100. https://doi.org/10.5902/1984686X2318

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua