A Educação especial no contexto italiano: o projeto de vida, da escola à vida adulta

Autores

  • Melina Chassot Benincasa Meirelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Dainese Università degli Studi di Bologna, Dipartimento di Scienze dell’Educazione “G. M. Bertin”
  • Valeria Friso Università degli Studi di Bologna, Dipartimento di Scienze dell’Educazione “G. M. Bertin”

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19102

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação na Itália. Projeto de vida

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o conceito de projeto de vida no contexto italiano. Tal projeto consiste em uma ação pedagógica, um planejamento didático produzido no contexto escolar a partir do Plano Educativo Individualizado, um documento que acompanha o processo de inclusão escolar do aluno com deficiência durante todo seu período de escolarização. Compreendemos que a inclusão das pessoas com deficiência ultrapassa o percurso escolar e, portanto, necessita de um olhar que considere todo o arco de existência da pessoa, do nascimento à vida adulta. Para tanto, organizamos o texto em três planos concomitantes, a saber: o atual contexto italiano de inclusão de pessoas com deficiência, a construção do projeto de vida durante o percurso escolar e a inclusão social através do projeto de vida na fase adulta, com destaque à inserção do indivíduo no mercado de trabalho. As bases teórico-metodológicas contam com autores protagonistas da área da Educação Especial em diálogo com a escola e o mercado de trabalho, entre eles Andrea Canevaro e Charles Gardou. Desta escrita, destacamos a importância do trabalho multidisciplinar realizado durante o período de escolarização e garantido por lei e da compreensão de que a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência perpassa todo o percurso da sua vida, tendo início a partir do entendimento dela como um ser humano capaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melina Chassot Benincasa Meirelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE) da UFRGS.

Roberto Dainese, Università degli Studi di Bologna, Dipartimento di Scienze dell’Educazione “G. M. Bertin”

Pesquisador da Faculdade de Educação da Università degli Studi di Bologna. Doutor e menção de  "Doctor Europaeus" - Doutorado Internacional (XXIII° ciclo) em Cultura, deficiência e inclusão: educação e formação, Università degli studi di Roma "Foro Italico".

Valeria Friso, Università degli Studi di Bologna, Dipartimento di Scienze dell’Educazione “G. M. Bertin”

Pesquisadora da Faculdade de Educação da Università degli Studi di Bologna. Doutora em Educação pela Università degli Studi di Padova.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Meirelles, M. C. B., Dainese, R., & Friso, V. (2017). A Educação especial no contexto italiano: o projeto de vida, da escola à vida adulta. Revista Educação Especial, 30(57), 189–202. https://doi.org/10.5902/1984686X19102

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua