O clipping na avaliação dos resultados: um guia prático para profissionais de relações públicas

Autores

  • Jones Machado Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X25827

Resumo

Este artigo tem como tema o clipping, técnica envolvida no processo de avaliação das práticas de relações públicas, e visa discutir um modo consistente de avaliar a presença das organizações na mídia por meio de análise quantitativa e qualitativa. Tendo isso em vista, propõe-se neste estudo um guia prático para auxiliar, de forma didática, os profissionais nesta importante fase do processo de relações públicas.

Palavras-chave: avaliação de resultados; clipping; relações públicas.

 

El clipping en la evaluación de los resultados: una guía práctica para los profesionales de las relaciones públicas

Resumen: Este artículo presenta como tema el clipping, técnica involucrada en el proceso de evaluación de las prácticas de relaciones públicas, y tiene como objetivo discutir un modo consistente de evaluar la presencia de las organizaciones en los medios, mediante análisis cuantitativas y cualitativas. De este modo, se propone en este estudio un guion práctico para auxiliar, de forma didáctica, los profesionales en esta importante fase del proceso de relaciones públicas.

Palabras clave: evaluación de resultados; clipping; relaciones públicas.

 

Clipping in the evaluation of the results: a practical guide for professionals of public relations

Abstract: This article has the clipping as a topic, technique involved in the evaluation process of public relations practices and aims to discuss a consistent way to evaluate the organizations presence in the media through quantitative and qualitative analysis. With this intention, it is proposed in this study a practical guide to assist, didactically, the professionals in this important phase of the public relations process.

Keywords: evaluation of results; clipping; public relations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação Midiática.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Machado, J. (2017). O clipping na avaliação dos resultados: um guia prático para profissionais de relações públicas. Cadernos De Comunicação, 21(3). https://doi.org/10.5902/2316882X25827

Edição

Seção

Artigos