Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise

Autores

  • Jones Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Baggattini Durante Universidade Federal de Santa Maria
  • Sérgio Tadeu Fraga Viegas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X31881

Resumo

Diante do aumento da repercussão de crises potencializada pelas mídias digitais, percebe-se cada vez mais a importância do papel das relações públicas e a necessidade de um plano de comunicação de crise no âmbito das organizações. Diante disso, este estudo visa identificar as estratégias empreendidas em páginas no Facebook pelas seguintes organizações: Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH), Snickers Brasil e United Airlines, diante de crises em que se envolveram e repercutiram a partir da ambiência digital. O aporte teórico do estudo tem como base as noções de crise e comunicação de crise (FORNI, 2008, 2015; FINK, 2002), relações públicas (GRUNIG, 2009) e estratégias (PÉREZ, 2012). Para articular a teoria com o corpus de pesquisa, o procedimento metodológico utilizado consiste numa triangulação de métodos e técnicas, combinando pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), observação encoberta não participativa (JOHNSON, 2010), além da descrição, análise e comparação das estratégias de comunicação no contexto de crise (MACHADO, 2016; TERRA, 2010).

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Biografia do Autor

Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação Midiática.

Juliana Baggattini Durante, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Relações Públicas Bacharel, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Bolsista de Iniciação Cientifica (Fipe Jr UFSM) do projeto “Comunicação de crise em mídias digitais: estratégias comunicacionais empreendidas pelas organizações”.

Sérgio Tadeu Fraga Viegas, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Relações Públicas Bacharel, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Voluntário de Iniciação Cientifica (Fipe Jr UFSM) do projeto “Comunicação de crise em mídias digitais: estratégias comunicacionais empreendidas pelas organizações”.

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

Machado, J., Durante, J. B., & Viegas, S. T. F. (2020). Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise. Cadernos De Comunicação, 23(3). https://doi.org/10.5902/2316882X31881

Edição

Seção

Artigos