IDENTIDADE TERRITORIAL GAÚCHA NO BRANDING DA CERVEJA POLAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X14437Resumo
Identidade territorial gaúcha no branding da cerveja Polar
Resumo: O artigo faz a discussão de uma identidade territorial que é hegemônica no Rio Grande do Sul, Brasil, e é utilizada no branding das marcas regionais. O foco é a análise, por meio do branding, da identidade territorial através de uma campanha publicitária da cerveja Polar, abordando as marcas nos territórios e as estratégias das transnacionais que utilizam essas identidades. Destarte, expões-se as contradições da globalização e a territorialização de capital e marcas.
Palavras-chave: identidade territorial, branding, marcas, território, desenvolvimento regional.
Gaucha territorial identity in branding of the Polar beer
Abstract: The article make a discussion about a territorial identity that is hegemonic in Rio Grande do Sul – Brazil - and is used in the branding of regional brands. Here, the focus is to analyze, through the perspective of branding, territorial identity through an advertising campaign Polar beer, approaching the marks in the territories and the strategies of transnational which use these identities. Thus, exposing the contradictions of globalization and territorialization of capital and brands.
Key-words: territorial identity, branding, brands, territory, regional development.
Identidad territorial gaúcha en el branding de la cerveza Polar
Resumen: El artículo hace la discusión de una identidad territorial que es hegemónica en Río Grande del Sur, Brasil, y es utilizada en el branding de las marcas regionales. El foco es el análisis, por medio del branding, de la identidad territorial a través de una campaña publicitaria de la cerveza Polar, abordando las marcas en los territorios y las estrategias de las trasnacionales que utilizan esas identidades. Expone las contradicciones de la globalización y la territorialización de capital y marcas.
Palabras clave: identidad territorial, branding, marcas, territorio, desarrollo regional.
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