IDENTIDADE TERRITORIAL GAÚCHA NO BRANDING DA CERVEJA POLAR

Autores/as

  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Giovana Goretti Feijó de Almeida UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X14437

Resumen

Identidade territorial gaúcha no branding da cerveja Polar

Resumo: O artigo faz a discussão de uma identidade territorial que é hegemônica no Rio Grande do Sul, Brasil, e é utilizada no branding das marcas regionais. O foco é a análise, por meio do branding, da identidade territorial através de uma campanha publicitária da cerveja Polar, abordando as marcas nos territórios e as estratégias das transnacionais que utilizam essas identidades. Destarte, expões-se as contradições da globalização e a territorialização de capital e marcas.

Palavras-chave: identidade territorial, branding, marcas, território, desenvolvimento regional.

 


Gaucha territorial identity in branding of the Polar beer

Abstract: The article make a discussion about a territorial identity that is hegemonic in Rio Grande do Sul – Brazil - and is used in the branding of regional brands. Here, the focus is to analyze, through the perspective of branding, territorial identity through an advertising campaign Polar beer, approaching the marks in the territories and the strategies of transnational which use these identities. Thus, exposing the contradictions of globalization and territorialization of capital and brands.

Key-words: territorial identity, branding, brands, territory, regional development.


Identidad territorial gaúcha en el branding de la cerveza Polar

Resumen: El artículo hace la discusión de una identidad territorial que es hegemónica en Río Grande del Sur, Brasil, y es utilizada en el branding de las marcas regionales. El foco es el análisis, por medio del branding, de la identidad territorial a través de una campaña publicitaria de la cerveza Polar, abordando las marcas en los territorios y las estrategias de las trasnacionales que utilizan esas identidades. Expone las contradicciones de la globalización y la territorialización de capital y marcas.

Palabras clave: identidad territorial, branding, marcas, territorio, desarrollo regional.

 

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Biografía del autor/a

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Giovana Goretti Feijó de Almeida, UNISC

Publicitária, especialista em Gestão de Marcas e mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Tem experiência nas áreas de Marketing, Merchandising, Planejamento Estratégico e Criação Publicitária.

Publicado

2014-10-17

Cómo citar

Felippi, Ângela C. T., & Almeida, G. G. F. de. (2014). IDENTIDADE TERRITORIAL GAÚCHA NO BRANDING DA CERVEJA POLAR. Cadernos De Comunicação, 18(1). https://doi.org/10.5902/2316882X14437

Número

Sección

Artigos