Construção de Símbolos na Contemporaneidade e Relações de Pertencimento Territorial no Consumo de Experiência Religiosa: Ensaio Teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X73738

Palavras-chave:

Consumo de experiência religiosa, símbolos religiosos, cultura

Resumo

O universo dos símbolos é vasto, indo desde à troca de mercadorias, escrita, sinais de orientação aos signos de propriedade intelectual, incluindo os símbolos religiosos, refletindo numa prática sociocultural complexa, característica da sociedade contemporânea. O objetivo é compreender as relações entre a construção de símbolos na contemporaneidade e a consciência territorial no contexto da experiência religiosa e da religiosidade.  A metodologia da pesquisa se baseia numa pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, a partir do formato de ensaio teórico para abordar as discussões propostas e seus entrelaçamentos. A conclusão leva ao entendimento de que os símbolos (religiosos) são construídos para cumprir certo papel social, no qual a consciência territorial também cumpre certa função, sacralizando, por meio da cultura e da memória, os territórios considerados “santos”.

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Biografia do Autor

Edson Modesto de Araújo Júnior, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Comunicação e Cultura pela Unimar. Bacharel em Comunicação Social, habilitação jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente é professor Adjunto permanente na Universidade Federal de Rondônia e Coordenador de Extensão do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA). Tem experiência na área de Comunicação e Cartografia Social com povos de culturas tradicionais: índios, ribeirinhos e quilombolas. Desenvolve projetos sociais de extensão em áreas de vulnerabilidade social em países como: Iraque, Egito, Guiné Bissau, Andes Peruanos e a Amazônia Brasileira. Líder no ESTTTER - grupo de estudos sobre Território, Territorialidades e Territorializações (UNIR/CNPq, desde 2020). Pesquisa, principalmente, sobre: Culturas Tradicionais, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Consumo e Territórios, Experiência de Consumo, Memória Coletiva, Cultura e Antropologia. É embaixador no Instituto KALEO, sendo ainda Conselheiro de Direito e Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Rondônia.

Giovana Goretti Feijó de Almeida, CiTUR Leiria e Instituto Politécnico de Leiria

Pós-Doutorado em Turismo pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Pós-Doutorado em Gestão Urbana/Cidade Digital Estratégica (PUCPR, Brasil). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2019, área PUR/D. Publicitária especialista em Branding (UNISC). Pesquisadora internacional no CiTUR Leiria, Portugal. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Instituto Kaleo (NUPCIK/CNPq, Rondônia, Brasil). Vice-líder do grupo Esttter (UNIR/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisas sobre Cidades Digitais Estratégicas (PUCPR/CNPq). Autora dos livros: "Marcas e Territórios: a construção simbólica de Porto Alegre" e "Identidade Territorial e Branding de Marcas Regionais". E-mail: goretti.giovana@gmail.com

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Araújo Júnior, E. M. de, & Almeida, G. G. F. de. (2023). Construção de Símbolos na Contemporaneidade e Relações de Pertencimento Territorial no Consumo de Experiência Religiosa: Ensaio Teórico. Cadernos De Comunicação, 27(1). https://doi.org/10.5902/2316882X73738

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