O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74705

Palavras-chave:

Foco narrativo, Alternância, Ambiguidade, Narrador, Violência

Resumo

 Procura-se analisar as relações entre processos de alternância do foco narrativo do romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, e aspectos referentes ao violento contexto histórico de produção do romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Costa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Ginzburg. Bolsista do CNPq.

Referências

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, pp. 55-63.

BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Campinas, SP: Pontes, 1995. Editora da Universidade Estadual de Campinas (Linguagem Crítica).

GINZBURG, Jaime. Escritas da tortura. Dialogos Latinoamericanos, Universidade de Aarhus, v. 3, p. 131-146, 2001.

______. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 21, p. 129-142, 2003.

ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: ______. Texto/contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva; Brasília: INL, 1973, pp. 75-97.

TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Costa, C. A. (2023). O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica. Literatura E Autoritarismo, (3). https://doi.org/10.5902/1679849X74705