O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74705

Palabras clave:

Foco narrativo, Alternância, Ambiguidade, Narrador, Violência

Resumen

 Procura-se analisar as relações entre processos de alternância do foco narrativo do romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, e aspectos referentes ao violento contexto histórico de produção do romance.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Augusto Costa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Ginzburg. Bolsista do CNPq.

Citas

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, pp. 55-63.

BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Campinas, SP: Pontes, 1995. Editora da Universidade Estadual de Campinas (Linguagem Crítica).

GINZBURG, Jaime. Escritas da tortura. Dialogos Latinoamericanos, Universidade de Aarhus, v. 3, p. 131-146, 2001.

______. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 21, p. 129-142, 2003.

ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: ______. Texto/contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva; Brasília: INL, 1973, pp. 75-97.

TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979.

Publicado

2023-09-13

Cómo citar

Costa, C. A. (2023). O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica. Literatura E Autoritarismo, (3). https://doi.org/10.5902/1679849X74705