O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74705

Keywords:

Narrative point of view, Switching, Ambiguity, Narrator, Violence

Abstract

It seeks to analyze the relationships between processes of switching of the narrative point of view of the novel In slow motion (1977), by Renato Tapajós, and aspects relating to the violent historical context of production of the novel.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Augusto Costa, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Ginzburg. Bolsista do CNPq.

References

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: ______. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, pp. 55-63.

BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura.

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral I. Campinas, SP: Pontes, 1995. Editora da Universidade Estadual de Campinas (Linguagem Crítica).

GINZBURG, Jaime. Escritas da tortura. Dialogos Latinoamericanos, Universidade de Aarhus, v. 3, p. 131-146, 2001.

______. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 21, p. 129-142, 2003.

ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. In: ______. Texto/contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva; Brasília: INL, 1973, pp. 75-97.

TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979.

Published

2023-09-13

How to Cite

Costa, C. A. (2023). O foco narrativo do romance Em câmara lenta: o problema da alternância e suas relações com a violência histórica. Literatura E Autoritarismo, (3). https://doi.org/10.5902/1679849X74705