A música em Caminhos cruzados e O prisioneiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74007

Palavras-chave:

Caminhos cruzados, O prisioneiro, Música

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar a presença da música em dois romances de Erico Veríssimo, Caminhos cruzados, publicado em 1935 e O prisioneiro, publicado em 1967, comparando as semelhanças e dessemelhanças da utilização da música nestas duas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gérson Werlang, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor do Curso de Música da UPF e doutorando em Letras na UFSM.

Referências

AGUIAR, Flávio. Caminhos literários. Zero Hora, Porto Alegre, 30 abr. 2005.

BILLARD, François. A vida cotidiana no mundo do jazz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CHAVES, Flávio Loureiro. Erico Veríssimo: o escritor e seu tempo. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 8 ed. São Paulo: TA Queiroz, 2000.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll, uma história social. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MUGGIATI, Roberto. Jazz, uma história em quatro tempos. Porto Alegre: L&PM, 1985.

SADIE, Stanley (org.). Dicionário Grove de música. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

VELLINHO, Moisés. Letras da Província. 2 ed. Porto Alegre: Globo, 1960.

VERISSIMO, Erico. Caminhos cruzados. 27 ed. Porto Alegre: Globo, 1985.

VERISSIMO, Erico. O prisioneiro. 21 ed. São Paulo: Globo, 1997.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Werlang, G. (2006). A música em Caminhos cruzados e O prisioneiro. Literatura E Autoritarismo, (7). https://doi.org/10.5902/1679849X74007