Autoritarismo e conformismo na poética tropicalista
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X68831Palavras-chave:
Tropicalismo, Ditadura Militar, Costumes, Caetano Veloso, Tom ZéResumo
Convém a este artigo uma releitura da poética tropicalista em sua relação com o contexto político daquele período de final da década de 60. Como outros artistas e intelectuais do momento, os participantes da Tropicália assumiam uma postura crítica e combativa quanto a imposição da ditadura militar que suprimia direitos civis. Entretanto, se destacava do chamado nacional-popular por se distanciar da mensagem panfletária. A lírica tropicalista preferia correlacionar o autoritarismo da época com a manutenção de uma sociabilidade arcaica, que continuava prevalecendo mesmo com o desenvolvimento urbano. Assim, levava o cerne do problema ditatorial para a nova realidade de modernização, no qual o conservadorismo desempenha um papel relevante como sustentáculo do regime. Os compositores tropicalistas realizaram essa proposta retomando uma das principais tradições literárias brasileiras: a crítica de costumes de fundo urbano. Vermos nas canções de Caetano Veloso e Tom Zé como isso tomou forma.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CANDIDO, Antônio. O Discurso e a Cidade. 4ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul. 2010.
DUNN, Christopher. Brutality Garden: Tropicália and the emergency of the brazilian counterculture. United States of America: The University of North Carolina Press, 2001.
FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegoria, alegria. 4ª edição. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.
HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
NAVES, Santuza Cambraia. A canção brasileira: leituras do Brasil através da músic” Santuza Cambria Naves organização Frederico Coelho. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34. 2012.
SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Discografia
CAETANO VELOSO; GILBERTO GIL; GAL COSTA; NARA LEÃO; OS MUTANTES; TOM ZÉ. Tropicália ou Panis et Circencis. Philips. 1968.
CAETANO VELOSO. Caetano Veloso. Philips. 1968.
TOM ZÉ. Grande Liquidação. Rozembilt, Mr. Bongo. 1968. 1Cd.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).