Testemunhos visuais na literatura do hospício: Lima Barreto e Maura Lopes Cançado
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X31393Palavras-chave:
Lima Barreto, Maura Lopes Cançado, Testemunho visual, Testemunho auditivoResumo
Neste artigo, buscaremos problematizar a oposição entre testemunhos visuais e auditivos a partir, sobretudo, da análise de relatos manicomiais (autobiográficos e ficcionais) de Lima Barreto e Maura Lopes Cançado. Ao centrarmos nosso exame nesses escritos, procuraremos refletir sobre a construção visual realizada por esses autores, construção esta que não pode ser simplificada nem entendida como calcada apenas na percepção do olhar e na descrição objetiva, uma vez que se articula com o rompimento do quadro da representação por meios vários, como pela exploração de imagens abstratas, da linguagem caricatural e extravagante, do tema da névoa e do limite do olhar.Downloads
Referências
ARNONI PRADO, Antonio. Lima Barreto: o crítico e a crise. Rio de Janeiro, Cátedra; Brasília, INL, 1976.
BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BARRETO, Lima. Como o “homem” chegou. In: BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 257-279.
BENVENISTE, Émile. O vocabulário das instituições indo-européias. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1995.
BIRMAN, Daniela. Escrita e experiência do cárcere em Lima Barreto e Graciliano Ramos. Santa Maria, Literatura e Autoritarismo, 2010
BIRMAN, Daniela. Trauma e repetição: O sinistro e suas formas literárias em três momentos da nossa história. Bolonha, Confluenze, v. 4, p. 192-208, 2012.
CANÇADO, Maura Lopes. O hospício é deus. Belo Horizonte: Autêntica, 2015a.
CANÇADO, Maura Lopes. O sofredor do ver. Belo Horizonte: Autêntica, 2015b.
MUSILLI, Célia. Literatura e loucura. 2014. Dissertação (mestrado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2014.
RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. São Paulo, Projeto História: Revista do Programa Estudos PósGraduados de História. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2255/1348. Acesso: 29 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).