Individuação como filosofia prática: a clínica da “meia-idade” de C. G. Jung e a doutrina indiana dos Puruṣārthas

Autori

  • Dilip Loundo Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378639088

Parole chiave:

Individuação, Função religiosa, Função transcendente, ātman, puruṣārtha

Abstract

A intervenção histórica de Jung constitui, em nossa opinião, uma proposta de revitalização, na modernidade, de uma filosofia soteriológica que se ancora, estrategicamente, no contexto disciplinar de uma “psicologia científica”. Enquanto “clínica da meia-idade” ou “clínica da individuação”, o modelo que mais diretamente inspira a psicologia analítica de Jung é o athanasius pharmakon dos antigos - a “medicina da imortalidade”. Seu arcabouço conceitual, ao invés de uma teoria científica de pretensões universalizantes, consagra-se como linguagem-força que estrutura e sustenta, no Ocidente moderno, uma reflexão dialógica e conversacional analista-analisando (‘therapeia’), comprometida com a eliminação sistemática dos “invólucros falsos” que encobrem o Si-Mesmo (Self) e com a realização de uma verdade existencialmente transformadora que promove, em definitivo, a plenitude existencial. Para sustentar essa linha interpretativa, fazemos recurso à doutrina indiana dos Puruṣārthas (aspirações humanas), em especial ao processo de transição entre dharma (dever moral) e mokṣa (realização final).

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Biografia autore

Dilip Loundo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Doutor em Filosofia pela Universidade de Mumbai.

Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Pubblicato

2019-09-04

Come citare

Loundo, D. (2019). Individuação como filosofia prática: a clínica da “meia-idade” de C. G. Jung e a doutrina indiana dos Puruṣārthas. Voluntas: International Journal of Philosophy, 10(2), 21–33. https://doi.org/10.5902/2179378639088