Minha experiência italiana com o coronavírus: um sobrevoo pela atual pandemia a partir de epistemologias feministas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643974Palabras clave:
Experiência, Pandemia, Epistemologias feministas, Ética do cuidado, AlteridadeResumen
A pandemia da covid-19 talvez tenha se tornado o principal desafio global da atualidade – e não mais uma especulação ou expectativa. Na Itália, onde atualmente realizo estágio doutoral, a crise sanitária superou as piores previsões, vitimando mais civis que na Segunda Guerra. Como mulher e estrangeira experienciando outra cultura e seus códigos, proponho pensar sobre a crise italiana do coronavírus, guiando-me por epistemologias feministas que permitem compreender esta experiência e suas implicações – como a perspectiva da filósofa Chiara Zamboni (2009) do pensar em presença, convidando as mulheres a tecer suas reflexões por suas próprias experiências, e a da feminista negra Patricia Hill Collins (2016), seu conceito de outsider within e sua “ética do cuidar”. Reflito, assim, sobre as oportunidades que os desafios atuais nos oferecem, tanto para enxergarmos as diferentes situações de vulnerabilidade social na crise, como para disseminarmos a importância revolucionária de cuidar verdadeiramente de todas e todos nós.
Descargas
Citas
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal,2012.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, 1995, pp.7- 41.
HILL COLLINS, P. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e estado, Brasília, v.31, n.1, 2016, pp. 99-127.
HILL COLLINS, P. Pensamento feminista negro. São Paulo: Boitempo, 2019.
SAFATLE, V. O círculo dos afetos: corpos políticos, o desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
ZAMBONI, C. Pensare in presenza: conversazioni, luoghi, improvvisazioni. Napoli: Luguori, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de los originales para este periódico implica la transferencia, por parte de autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, está permitido el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales, científicas, no comerciales, desde que referenciada la fuente (por favor, vea la licencia Creative Commons en el pie de página de este periódico).