Biopolítica e normatividade: duas abordagens filosóficas acerca da pandemia da Covid-19 a partir de Agamben e Habermas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643663Palabras clave:
Covid-19, Biopolítica, Normatividade, Agamben, HabermasResumen
Este artigo analisa o problema da pandemia da Covid-19 do ponto de vista filosófico a partir das contribuições de Agamben e Habermas. Agamben aborda a dimensão biopolítica da pandemia e sugere que o isolamento social é uma estratégia política de exceção com vistas a limitar a liberdade das pessoas. Nesse sentido, ele fala em “invenção epidêmica”. Habermas aborda a Covid-19 do ponto de vista normativo ponderando que as questões devem ser refletidas a partir da perspectiva ética da dignidade humana, e do ponto de vista político da solidariedade. A minha hipótese é a de que Agamben acerta em alguns pontos a sua análise, mas tem limites porque não leva em consideração a dimensão biológica da letalidade da Covid-19. A análise de Habermas é mais condizente com uma abordagem realista do vírus porque subscreve as orientações científicas da Organização Mundial da Saúde e reivindica o papel normativo dos direitos humanos nas decisões ético-políticas em decisões que buscam atenuar os impactos da pandemia.
Descargas
Citas
AGAMBEN, G. L’invenzione di un’epidemia. Publicado em 26 de fevereiro de 2020 no sítio da Editora Quodlibet.it. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-l-invenzione-di-un-epidemia>. Acesso em: 15 de abril de 2020.
AGAMBEN, G. Contagio. Publicado em 11 de março de 2020 no sítio da Editora Quodlibet.it. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-contagio>. Acesso em: 15 de abril de 2020.
AGAMBEN, G. Riflessioni sulla peste. Publicado em 27 de março de 2020 no sítio da Editora Quodlibet.it. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-riflessioni-sulla-peste>. Acesso em: 15 de abril de 2020.
AGAMBEN, G. distanziamento sociale. Publicado em 06 de abril de 2020 no sítio da Editora Quodlibet.it. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-distanziamento-sociale>. Acesso em: 16 de abril de 2020.
AGAMBEN, G. Una domanda. Publicado em 13 de abril de 2020 no sítio da Editora Quodlibet.it. Disponível em: <https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-una-domanda>. Acesso em 16 de abril de 2020.
AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
AGAMBEN, G; BUTLER, Judith; HARVEY, David et al. Sopa de Wuhan. Pensamiento Contemporáneo en tiempos de pandemia. Pablo Amadeo e Editorial Social Preventivo e Obligatorio (ASPO). 2020.
DOHERTY, P. Pandemics: What everyone needs to know. New York: Oxford University Press, 2013.
FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité : La volonté de savoir. Paris : Gallimard, 1976.
Grundgetz für die Bundsrepublik Deutschland. <https://www.gesetze-im-internet.de/gg/BJNR000010949.html>. Acesso em: 13 de abril de 2020.
HABERMAS, J. Entrevista sobre implicações éticas e políticas do coronavírus. Entrevistado por Nicolas Truong. Disponível em: <https://www.lemonde.fr/idees/article/2020/04/10/jurgen-habermas-dans-cette-crise-il-nous-faut-agir-dans-le-savoir-explicite-de-notre-non-savoir_60361783232.html>. Acesso em 13: de abril de 2020. Reprodução, in: Instituto Humanitas da Unisinos: <http://www.ihu.unisinos.br/597983-a-solidariedade-e-a-unica-cura-entrevista-com-juergen-habermas>. Acesso em: 13 de abril de 2020.
HABERMAS, J. Sobre a constituição Europa: um ensaio. Trad. Denilson Werle, Luiz Repa, Rúrion Melo. Editora Unesp, 2012.
HEGEL, G W F. Linhas fundamentais da filosofia do direito, ou direito natural e ciência do Estado em compêndio. Trad. Paulo Meneses [et al.]. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010.
HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. Trad. João Paulo Monteiro, Maria Beatriz Nizza da Silva, Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
World Health Organization. <https://covid19.who.int/>Acesso em: 20 de abril de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de los originales para este periódico implica la transferencia, por parte de autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, está permitido el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales, científicas, no comerciales, desde que referenciada la fuente (por favor, vea la licencia Creative Commons en el pie de página de este periódico).