Schopenhauer como educador: o esboço de misantropia filosófica de Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378633996Palabras clave:
Schopenhauer, Nietzsche, terceira Consideração ExtemporâneaResumen
Em 1874 Nietzsche publicou sua terceira Consideração Extemporânea – Schopenhauer como educador. Trata-se de mais um importante episódio desta complicada relação entre os dois filósofos. A filosofia schopenhaueriana, pela sua extemporaneidade, sua crítica severa e solitária à cultura da época e à filosofia universitária, serve ao jovem Nietzsche na construção do modelo ideal da nova cultura dos homens superiores, no seio da qual seria possível o engendramento do autêntico filósofo e do gênio na arte. Trata-se então de verificar os detalhes desta luta que o autor das Extemporâneas trava consigo mesmo nesta tentativa de conciliar sua veneração por Schopenhauer e sua negação de princípios metafísicos da tradição, na qual será incluída posteriormente a filosofia de Schopenhauer.Descargas
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