Schopenhauer como educador: 150 anos da Terceira Extemporânea de Nietzsche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378688862

Palavras-chave:

Schopenhauer, Nietzsche, Educação, Genialidade, Cultura

Resumo

Pretende-se oferecer algumas reflexões sobre os conceitos de cultura, formação e educação em Schopenhauer tendo como ensejo o centésimo quinquagésimo aniversário da terceira Consideração Extemporânea de Friedrich Nietzsche, intitulada “Schopenhauer como Educador” (1874). Não pretendemos, nesse momento, tomar em consideração a filosofia de Nietzsche e o lugar que nela desempenha o referido texto em sua filosofia juvenil ou madura. Trata-se de considerar as contribuições que a filosofia de Schopenhauer oferece para a temática abordada no texto de Nietzsche

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Biografia do Autor

Flamarion Caldeira Ramos, Universidade Federal do ABC

 Doutorado (2009) em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Ramos, F. C. (2024). Schopenhauer como educador: 150 anos da Terceira Extemporânea de Nietzsche. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 15(2), e88862. https://doi.org/10.5902/2179378688862

Edição

Seção

Ed. Especial Schopenhauer: Sociedade e Cultura