Schopenhauer como educador: 150 anos da Terceira Extemporânea de Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378688862Palavras-chave:
Schopenhauer, Nietzsche, Educação, Genialidade, CulturaResumo
Pretende-se oferecer algumas reflexões sobre os conceitos de cultura, formação e educação em Schopenhauer tendo como ensejo o centésimo quinquagésimo aniversário da terceira Consideração Extemporânea de Friedrich Nietzsche, intitulada “Schopenhauer como Educador” (1874). Não pretendemos, nesse momento, tomar em consideração a filosofia de Nietzsche e o lugar que nela desempenha o referido texto em sua filosofia juvenil ou madura. Trata-se de considerar as contribuições que a filosofia de Schopenhauer oferece para a temática abordada no texto de Nietzsche
Downloads
Referências
BARBERA, S. Um sentido e incontáveis hieróglifos. Alguns motivos da polêmica de Nietzsche com Schopenhauer nos
tempos de Leipzig e de Basileia. Cadernos Nietzsche, Pisa, v. 27, p. 13-50, 2010.
FAZIO, D. La Scuola di Schopenhauer: Testi e contesti. Lecce: Pensa Multimedia, 2009. (Programa: A cura del Centro
interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola dell'Università del Salento).
JANAWAY, C. (org) Willing and Nothingness: Schopenhauer als Nietzsche Educator. Oxford: Clarendon Press, 1998.
NEYMEYR, Barbara. Kommentar zu Nietzsches Unzeitgemässen Betrachtungen. Berlim/Boston: Walter de Gruyter, 2020.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras Incompletas. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
(Coleção: Os pensadores).
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém torna-se o que é. Tradução: Paulo Cesar Lima de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na era trágica dos gregos. Tradução: Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer como Educador: Considerações Extemporâneas III. Tradução: Clademir Luís Araldi. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
PEREIRA, O. P. Discurso aos estudantes de filosofia da USP sobre a pesquisa em filosofia. Revista Dissenso, São Paulo, n. 2,
p. 131-140, 1999.
SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke. Wiesbaden: Brockhaus Verlag, 1972.
SCHOPENHAUER, A. Theorie des gesammten Vorstellens, Denken und Erkennens. (Philosophische Vorlesungen, Parte I; V.
Spierling, Ed.). Munique; Zurique: Piper Verlag, 1986.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a Filosofia Universitária. Tradução: Maria Lúcia Cacciola e Marcio Suzuki. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flamarion Caldeira Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).