Presença, perdão e raiva na moralidade de segunda pessoa: uma resposta a Williges e Vogelmann
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378694097Palavras-chave:
Moralidade de segunda pessoa, Perdão, Raiva, Atitudes do coração, ReciprocidadeResumo
Neste texto respondo às críticas de Flavio Williges e Rafael Vogelmann à minha obra The Heart and its Attitudes. Esclareço que a noção de presença e conexão afetiva de segunda pessoa não deve ser restrita a agentes com competência deôntica: também podemos estar presentes e conectados de modo recíproco com crianças e animais. Defendo ainda minha distinção entre perdão deôntico e perdão do coração, sustentando que a falta de conteúdo afetivo no primeiro não elimina seu caráter de segunda pessoa. Por fim, argumento que o fenômeno que descrevo como “raiva pessoal” é uma forma autêntica de apelo emocional por reconhecimento em relações íntimas, e deve ser compreendido como integrante das atitudes do coração.
Downloads
Referências
Darwall, S. The Heart & its Attitudes. Oxford: Oxford University Press, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stephen Darwall

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).


