Os filósofos e o coração: apresentação à tradução de Coração: a ideia em si, de Stephen Darwall
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378693646Palavras-chave:
Emoções, Segunda pessoa, Coração, Moralidade, Respeito, Amor, Responsabilidade, VulnerabilidadeResumo
O objetivo desta apresentação é introduzir a tradução para a língua portuguesa do Capítulo 1 da obra The Heart and Its Attitudes, do filósofo norte-americano Stephen Darwall. Nesta apresentação, o tradutor contextualiza o pensamento de Darwall dentro da tradição da filosofia moral analítica, com destaque para sua proposta de expandir a teoria das atitudes reativas de segunda pessoa para além do domínio deôntico. O capítulo propõe uma distinção entre atitudes da vontade, como o respeito, a culpa e a indignação, e atitudes do coração, como o amor, o remorso e a gratidão, destacando que ambas compartilham uma estrutura relacional de segunda pessoa. A apresentação enfatiza a relevância conceitual da noção de “competência afetuosa do coração”, introduzida por Darwall, segundo a qual a capacidade de estabelecer conexões afetivas profundas depende de uma abertura mútua entre corações. Ao interpretar o amor e outras emoções afetuosas (confiança, gratidão, raiva) como atitudes normativamente significativas, ainda que não moralmente requeridas, Darwall oferece uma contribuição original para a filosofia moral, propondo que o coração, assim como a vontade moral, é intrinsecamente relacional e normativamente estruturado.
Downloads
Referências
Darwall, Stephen. The Second-Person Standpoint: Morality, Respect, and Accountability. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006.
Darwall, Stephen. The heart and its attitudes. Oxford: Oxford University Press, 2024. DOI: https://doi.org/10.1093/9780191990281.001.0001
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flavio Williges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).


