A educação na justiça como equidade de Rawls: uma posição de centralidade ou de marginalidade?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378667907Palavras-chave:
Educação, Justiça, John RawlsResumo
Este artigo tem por objetivo investigar a posição que a educação ocupa na teoria da justiça como equidade de John Rawls. Para tanto, analisar-se-ão os principais aspectos referentes ao tema presentes nas seguintes obras do autor: Uma Teoria da Justiça, O Liberalismo Político e Justiça como equidade: uma reformulação. O papel desempenhado pela educação sofre alterações consideráveis ao longo do desenvolvimento dessas obras. Primeiro, percebe-se uma preocupação de Rawls com uma forma de educação mais direcionada à formação moral e a sua relação com o conceito de autonomia e a constituição de um senso de justiça. Em seguida, nota-se que o lugar ocupado pela educação é redirecionado para uma forma política e cívica, focada no exercício da cidadania frente ao pluralismo e à diversidade característicos das sociedades democráticas atuais. Neste texto, o intuito principal é ressaltar que a educação ocupou um papel secundário e marginal em todas as obras analisadas, salientando que, muito embora o papel da educação seja fundamental na promoção de sociedades justas, ele não é reconhecido em plenitude pelo autor em questão. Ao fim, uma alternativa será apresentada: devido à centralidade da educação para a constituição de sociedades democráticas justas, ela deve estar situada no cerne da estrutura básica, como uma instituição social e uma exigência própria da justiça.
Downloads
Referências
GOMES, J. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
NUSSBAUM, M. Fronteiras da Justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
RAWLS, J. A Theory of Justice (Revised Edition). Cambridge: Harvard University Press, 2000.
RAWLS, J. Justiça como equidade: uma reformulação. Organizado por Erin Kelly. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
RAWLS, J. Justiça como equidade: uma concepção política, não metafísica. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 25, 1992.
RAWLS, J. O Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2011.
RAWLS, J. Political Liberalism (Expanded Edition). New York: Columbia University Press, 2005.
RAWLS, J. Uma teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SEN, A. A ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEN, A. Equality of What? In: Tanner Lectures in Human Values (Delivered at Stanford University), maio 2022, 1980.
VITA, Á. de. A tarefa prática da filosofia política em John Rawls. Lua Nova, n. 25, 1992, p. 5-24.
VITA, Á. de. A justiça igualitária e seus críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
VITA, Á. de. Justiça distributiva. A crítica de Sen a Rawls. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 42, n. 3, p. 471-498, 1999.
VITA, Á. de. O Liberalismo Igualitário: Sociedade democrática e justiça internacional. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).