Filosofia política moçambicana: por um novo projeto de democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378639891

Palavras-chave:

Filosofia Africana, Política, Democracia

Resumo

O presente artigo visa apresentar como o filósofo Severino Ngoenha coloca a filosofia moçambicana a serviço da reflexão sobre sua temporalidade e contexto histórico, tendo em vista pensar o processo democrático de Moçambique e apresentar os fundamentos necessários para uma dimensão moçambicana da Democracia. Nesta perspectiva, este trabalho amparado em suas obras Os Tempos da Filosofia: Filosofia e Democracia Moçambicana e Filosofia Africana: Das independências às Liberdades apresenta, através de um triplo contratualismo, os fundamentos propostos pelo filósofo para que Moçambique conquiste um modelo institucional de Democracia. Em tom conclusivo, consideramos que a filosofia africana pode ser compreendida como um instrumento fundamental na construção de um projeto de futuro melhor para o continente africano, como para Moçambique, pois ela pode fornecer outras alternativas para que os povos africanos caminhem rumo à Liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BRASIL. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, SECADI, 2013, 104 p.

CASTIANO, J.P. Referenciais da filosofia africana: em busca da intersubjetivação. Maputo: Ndijra, 2010.

NGOENHA, S.E. Os tempos da filosofia: filosofia e democracia moçambicana. Maputo: Imprensa Universitária, 2004, 221p.

NGOENHA, S.E. Filosofia africana: das independências às liberdades. Maputo: Edições Paulistas, 1993, 183p.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Oliveira, L. S. (2019). Filosofia política moçambicana: por um novo projeto de democracia. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10, 183–199. https://doi.org/10.5902/2179378639891