O irracionalismo na teoria do conhecimento de Schopenhauer e na epistemologia de Paul Feyerabend

Autores

  • Antunes Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB https://orcid.org/0000-0003-3201-1145
  • Thalyta de Paula Pereira Lima Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378633765

Palavras-chave:

Razão, Vontade, Método, Irracionalismo

Resumo

Este artigo pretende analisar a origem do irracionalismo presente na teoria do conhecimento de Schopenhauer e a epistemologia de Paul Feyerabend. Por um lado, Schopenhauer, atacando diretamente a filosofia hegeliana, defende que, por ser uma atividade secunda ria, não é possível a racionalidade humana conceber, entender ou explicar o real, por ser constituí do de algo que, ao menos abstratamente sob a forma de conceitos, não pode ser abstraído, mas tão somente intuído. Ele defende uma espécie de conhecimento espontâneo e, com isto, demonstra o quanto inócua é a tentativa racional de estabelecer caminhos ou métodos que o possibilitem. Por outro lado, Feyerabend postula que as grandes descobertas científicas, por surgirem na história e levando em consideração o contexto cultural de cada povo, na o foram provocadas, em sua maioria, pela observância de me todos rigorosos e definidos aprioristicamente, mas especialmente descobertos para dado campo de estudo. Sendo assim, não seria possível estabelecer me todos universais e absolutos que possam conduzir a racionalidade humana ao conhecimento do real. E quando tal acontece, estes nada mais seriam do que imposição es que objetivam muito mais a manutenção das relações de poder do que a verdadeira busca do real. Ora, embora surgidas em meios e contextos diferentes, ambos chegam a conclusa o de que a razão e secundaria e que, portanto, não se pode confiar nela para o progresso do conhecimento.

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Biografia do Autor

Antunes Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestre em Filosofia pela UFPB, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Thalyta de Paula Pereira Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Doutora em Sociologia pela UFPB, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Silva, A. F. da, & Lima, T. de P. P. (2016). O irracionalismo na teoria do conhecimento de Schopenhauer e na epistemologia de Paul Feyerabend. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 7(1), 207–223. https://doi.org/10.5902/2179378633765