UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA
Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Fatores de influência, Empresa de previdência.Resumo
O processo de comunicação interna, em muitas organizações, tem sido relegado aum segundo plano no processo de desenvolvimento e interação diário. Isto pode decorrer
devido ao fato de este processo, muitas vezes, não ser entendido pelos gestores
organizacionais. Frente a este cenário, ressalta-se a necessidade da comunicação ser pensada
de forma integrada e como uma ferramenta estratégica. Desta forma, objetiva-se neste estudo
relatar os fatores que influenciam no processo de comunicação organizacional, a partir da
visão de colaboradores. Esta pesquisa, de cunho descritivo e exploratório, foi realizada em
uma empresa de grande porte brasileira que atua no setor de seguros e previdência, localizada
em Santa Maria (RS). Através de uma análise fatorial, identificaram-se oito fatores
relacionados à percepção dos colaborados sobre a sua comunicação interna. Destacam-se
resultados como a ineficiência do malote utilizado na empresa para o envio de informações; a
indicação, pelos funcionários, do e-mail como melhor forma de transmissão das mesmas; a
importância do tom de voz para a comunicação, entre outros aspectos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-11-2009
Como Citar
Visentini, M. S., Bobsin, D., & Ciochetta, M. (2009). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EFETIVA. Revista Sociais E Humanas, 22(1), 47–58. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/728
Edição
Seção
Artigos Livres