Teorias de Herzberg e Mcgregor: um comparativo entre setores administrativos público e privado

Ana Amélia Maoura Zwicker, Luciane Rosa de Oliveira, Mauri Leodir Löbler

Resumo


Este trabalho buscou comparar como os fatores de satisfação da Teoria de Herzberg e os pressupostos da Teoria X e Y de Douglas McGregor são percebidos em setores público e privado. Assim, atenua-se a lacuna teórica existente em relação a estudos que confrontem estes dois setores, considerando as duas teorias trabalhadas. Amostragem de conveniência foi utilizada para selecionar os sujeitos pesquisados: funcionários administrativos de um setor de uma instituição de ensino superior pública e funcionários administrativos e de atendimento de uma rede de farmácias. A pesquisa é de natureza quantitativa, com um total de 131 questionários aplicados, sendo que se obteve 68 no setor público e 63 no setor privado. Medidas de estatística descritiva foram utilizadas para análise. Os resultados mostraram que os funcionários do setor privado, em geral, estão mais satisfeitos. Os fatores que apresentaram maior média foram: ajuda dos colegas (setor público) e gostar do tipo de trabalho (setor privado). Quanto aos pressupostos da Teoria X e Y, verificou-se maior preponderância dos resultados em relação à Teoria Y em ambos os setores, sendo que a variável que mais se destacou nas duas amostras foi relacionada à responsabilidade.

 

 


Palavras-chave


Teoria dos Dois Fatores; Teoria X e Y; Setor público; Setor privado; Comparativo.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2317175830999

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