EFEITOS SOCIAIS E AFETIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: ETNOGRAFANDO-SE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL

Autores

  • Larissa Medianeira Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Inclusão digital, Afetividade, Aprendizado, Política pública e Inclusão social.

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre o processo de inclusão digital desenvolvido por uma Fundação, a partir das percepções dos indivíduos que participam deste processo, em um estudo etnográfico. Discutem-se teoricamente os conceitos de políticas públicas e inclusão digital, a partir de seus impactos sociais. Os resultados evidenciaram as políticas públicas de inclusão digital como mecanismo de inclusão social no contexto em análise, bem como os efeitos sociais e afetivos destas políticas como processo de socialização dos indivíduos que participam destes programas. Ao final do processo de inclusão digital, tornou-se clara, também, a mudança do comportamento dos beneficiados frente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mais seguros e independentes com o aprendizado. Logo, é possível afirmar que a inclusão digital, dentro do contexto estudado, atingiu os objetivos quanto a aprendizado sobre as tecnologias digitais e quanto a inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração, Linha de Pesquisa: Sistemas e Finanças e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente estuda Inclusão Digital e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação pelas empresas e sociedade. Possui experiência em Mapeamento e Gerenciamento de Processos, Avaliação de Sistemas de Informação, Comportamento do Consumidor e Organização de Campanhas e Eventos.

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra e graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2005).
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Bolzan, L. M., Oliveira, J. S. de, & Löbler, M. L. (2013). EFEITOS SOCIAIS E AFETIVOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: ETNOGRAFANDO-SE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL. Revista Sociais E Humanas, 26(2), 434–454. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5978

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>