Tradição, passado e resistência: as influências católicas e barrocas na obra jornalística de Otto Maria Carpeaux
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672565020Palavras-chave:
Otto Maria Carpeaux, Barroco, Esquerdas, Resistência cultural, Campo intelectualResumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em Sociologia em andamento. Apresenta-se a hipótese que situa Carpeaux numa dialética continuidade x inflexão sustentada por categorias, como: tradição, passado e resistência. O objetivo foi avaliar o impacto da produção crítica de Carpeaux entre os anos 1940 e 50 sobre sua atuação militante nos 1960, além de demonstrar de que forma Carpeaux articulou o barroco como o seu principal capital cultural a fim de se inserir no campo intelectual brasileiro em sua primeira década no país. Após o golpe de 1964, Carpeaux deixaria mais evidente os elementos da sua dialética ao assumir posicionamentos críticos a uma Sociologia barroca tão importante no conjunto de sua obra nas décadas anteriores. Essa crítica, no entanto, não implicou num completo abandono da relevância e influência da visão de mundo barroca em sua vida e obra. Portanto, nos anos 1960, existiu em Carpeaux uma quase fusão da visão de mundo barroca com o temário das esquerdas por ele assumido no âmbito das resistências culturais à ditadura civil-militar.Downloads
Referências
CARPEAUX, Otto Maria. Teatro e Estado do Barroco. Revista Estudos Avançados, 4 (10). São Paulo, IEA-USP, set-dez de 1990.
CARPEAUX, Otto M. Atualidade do Barroco. In: Ensaios Reunidos, Vol. I (1942-1978). Organização, introdução e notas de Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999a.
CARPEAUX, Otto Maria. Leviatã. In: Ensaios Reunidos, Vol. I (1942-1978). Organização, introdução e notas de Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999b.
CARPEAUX, Otto Maria. Tradições Americanas. In. Ensaios Reunidos, Vol. I. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999c.
CARPEAUX, Otto Maria. Alfieri e a tragédia da Itália. Ensaios Reunidos, Vol. I (1942-1978). Organização, introdução e notas de Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999d.
CARPEAUX, Otto Maria. A ideia da universidade e as ideias das classes médias. Ensaios Reunidos, Vol. I (1942-1978). Organização, introdução e notas de Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999e.
CARPEAUX, Otto Maria. Sociologia Barroca. Ensaios Reunidos, Vol. II (1946-1971). Prefácio de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.
CARPEAUX, Otto M. História da Literatura Ocidental. São Paulo: Leya, 2011.
CARPEAUX, Otto Maria. Caminhos para Roma. Campinas: Ecclesiae, 2014.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. Sul Americana, 1968.
GOMES JÚNIOR, Guilherme Simões. Palavra Peregrina: o barroco e o pensamento sobre artes e letras no Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
LIMA, José Adi Blanco. Entre a crítica e a História: construção de Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História da UFJF, Juíz de Fora, 2013.
MARAVALL, José Antonio. Cultura do barroco. Análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.
MARTINS, Luciano. A gênese de uma intelligentsia: os intelectuais e a política no Brasil (1920 a 1940). Rev. Bras. de Ciências Sociais. n. 4, vol. 2, Anpocs, junho de 1987.
MICELI, Sergio. Intelectuais à Brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
VENTURA, Mauro Souza. De Karpfen a Carpeaux: formação política e interpretação literária na obra do crítico austríaco-brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.
VENTURA, Mauro Souza. Missão e profissão: a crítica literária de Otto Maria Carpeaux. Remate de Males, Campinas-SP, (31.1-2): pp. 283-297, Jan./Dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thiago Bicudo Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).