Estudando Maurice, ouvindo gentes

Halbwachs para além da Escola Sociológica Francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672594866

Palavras-chave:

Maurice Halbwachs, memórias, teoria sociológica, identidade, quadros sociais

Resumo

Este artigo, versão atualizada e ampliada de um paper apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, em 2009, objetiva refletir acerca de noções importantes na obra de Maurice Halbwachs (1877-1945) e seus possíveis usos em pesquisas na área da Antropologia. Entre elas, a perspectiva apontada pelo autor, inserido na Escola Sociológica Francesa, acerca da relação indivíduo e sociedade, suas dinâmicas e possibilidades analíticas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, objetivou-se conhecer e apresentar elementos importantes inseridos nos escritos do autor, sempre desafiantes e ousados, pensando-se o período histórico e intelectual no qual publicou. Trata-se, principalmente, de salientar a riqueza da obra deste autor durante minha trajetória acadêmica, especialmente no trabalho de pesquisa com as memórias de descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Maria Catarina Chitolina Zanini, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Chitolina Zanini, M. C. (2025). Estudando Maurice, ouvindo gentes: Halbwachs para além da Escola Sociológica Francesa. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 15(2), 107–122. https://doi.org/10.5902/2236672594866

Edição

Seção

Dossiê