Estudando Maurice, ouvindo gentes
Halbwachs para além da Escola Sociológica Francesa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672594866Palavras-chave:
Maurice Halbwachs, memórias, teoria sociológica, identidade, quadros sociaisResumo
Este artigo, versão atualizada e ampliada de um paper apresentado no XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, em 2009, objetiva refletir acerca de noções importantes na obra de Maurice Halbwachs (1877-1945) e seus possíveis usos em pesquisas na área da Antropologia. Entre elas, a perspectiva apontada pelo autor, inserido na Escola Sociológica Francesa, acerca da relação indivíduo e sociedade, suas dinâmicas e possibilidades analíticas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, objetivou-se conhecer e apresentar elementos importantes inseridos nos escritos do autor, sempre desafiantes e ousados, pensando-se o período histórico e intelectual no qual publicou. Trata-se, principalmente, de salientar a riqueza da obra deste autor durante minha trajetória acadêmica, especialmente no trabalho de pesquisa com as memórias de descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
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