“Novo Ensino Médio” e neoliberalismo educacional: impactos no currículo e na gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672588486

Palavras-chave:

Reforma educacional, Estado empresarial, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo

Resumo

Com o início do Governo Lula, crescem os questionamentos ao Novo Ensino Médio e, entre os argumentos pela revogação, destacam-se os apontamentos sobre o caráter neoliberal da reforma que o instituiu. Procuramos contribuir para o debate a partir da identificação e análise das consequências do neoliberalismo educacional, baseando-nos nas definições de Dardot e Laval (2016) e de Laval (2020). Realizamos análise documental, partindo da Lei 5.692/1971 até chegar à publicação da BNCC e ao edital do PNLD 2021, passando por quatro propostas até a Lei 13.415/2017, cuja revogação segue em pauta no PL 5230/2023. A ligação entre o Novo Ensino Médio e o neoliberalismo é mais sofisticada que um ataque genérico ao ensino público. Trata-se, antes, da difusão de uma visão sobre o fazer educacional, com impactos sobre as instituições escolares e sobre a formação das subjetividades dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra e doutora em sociologia (PPGS / UFPE). Professora adjunta (nível I, classe C) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Unidade Acadêmica de Ciências Sociais. Coordenadora do Pibid Ciências Sociais (UFCG/Sumé).

José Marciano Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Paraíba. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio / UFCG).

Valdonilson Barbosa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre e doutor em antropologia (PPGA / UFPE). Professor Associado I (Classe D/Nível I) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio / UFCG).

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Araujo Lima, M. H. C. C. de, Monteiro, J. M., & Santos, V. B. dos. (2024). “Novo Ensino Médio” e neoliberalismo educacional: impactos no currículo e na gestão escolar. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 14(1), 57–76. https://doi.org/10.5902/2236672588486

Edição

Seção

Artigos