A atuação do Educador Social na política socioassistencial de Presidente Kenendy (ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672586440

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Social, Educação Social, Educador Social, Política Socioassistencial

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa que teve por objetivo compreender o trabalho do educador social junto à população em situação de vulnerabilidade no município de Presidente Kennedy/ES. O estudo discorre sobre o surgimento da pedagogia social e da educação social no cenário brasileiro, buscando compreender o perfil deste profissional, os contextos de sua atuação e sua importância. A partir de autores como Caliman (2010), Carvalho (2014), Jaccoud, Bichir e Mesquita (2017), Carmo (2016), Santos, Araújo e Baumgarten (2016), Pereira (2019), Bravin, Paiva e Pinel (2020), Valente (2020), Silva, Silva e Menezes (2021), foi realizada uma revisão de literatura, além de pesquisa de campo também conduzida por entrevistas que contaram com questionários semiestruturados direcionados aos educadores sociais, assim como foram observadas e acompanhadas as práticas cotidianas desses profissionais em duas unidades distintas, o CRAS e o CREAS do município em que a pesquisa foi realizada. Os resultados exprimiram uma práxis dotada de elementos impreteríveis, que exigem do profissional preparação psicológica, empatia, bom senso, escuta, busca ativa, responsabilidade social e perfil interventor, mas que somados, possibilitam inferências em contextos vulneráveis e possíveis transformações sociais.

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Biografia do Autor

Juliete Rissi, Centro Universitário do Vale Cricaré

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário do Vale Cricaré (UNIVC) e professora da Secretaria Municipal de Presidente Kennedy/ES

Pablo Ornelas Rosa, Universidade Vila Velha

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Segurança Pública da Universidade Vila Velha (UVV) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Universitário do Vale Cricaré (UNIVC)

Aknaton Toczek Souza, Universidade Católica de Pelotas

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Rissi, J., Rosa, P. O., & Souza, A. T. (2022). A atuação do Educador Social na política socioassistencial de Presidente Kenendy (ES). Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 12(2), 40–56. https://doi.org/10.5902/2236672586440

Edição

Seção

Artigos