A atuação do Educador Social na política socioassistencial de Presidente Kenendy (ES)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672586440Palavras-chave:
Educação, Pedagogia Social, Educação Social, Educador Social, Política SocioassistencialResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa que teve por objetivo compreender o trabalho do educador social junto à população em situação de vulnerabilidade no município de Presidente Kennedy/ES. O estudo discorre sobre o surgimento da pedagogia social e da educação social no cenário brasileiro, buscando compreender o perfil deste profissional, os contextos de sua atuação e sua importância. A partir de autores como Caliman (2010), Carvalho (2014), Jaccoud, Bichir e Mesquita (2017), Carmo (2016), Santos, Araújo e Baumgarten (2016), Pereira (2019), Bravin, Paiva e Pinel (2020), Valente (2020), Silva, Silva e Menezes (2021), foi realizada uma revisão de literatura, além de pesquisa de campo também conduzida por entrevistas que contaram com questionários semiestruturados direcionados aos educadores sociais, assim como foram observadas e acompanhadas as práticas cotidianas desses profissionais em duas unidades distintas, o CRAS e o CREAS do município em que a pesquisa foi realizada. Os resultados exprimiram uma práxis dotada de elementos impreteríveis, que exigem do profissional preparação psicológica, empatia, bom senso, escuta, busca ativa, responsabilidade social e perfil interventor, mas que somados, possibilitam inferências em contextos vulneráveis e possíveis transformações sociais.
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