Marcas e divisão de trabalho na rede de produção automobilística: o caso MAN Latin America.

Autores

  • Diego Moreira Maggi Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672534057

Palavras-chave:

Marca, indústria automobilística, estratégia corporativa, redes globais de produção.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a gestão da imagem das marcas participa das múltiplas dimensões da estratégia das corporações, desde a concepção até a fabricação dos produtos, passando pela publicidade. Para tal, é apresentado o caso da MAN Latin America, empresa do Grupo Volkswagen que comercializa caminhões e ônibus de ambas as marcas: MAN e Volkswagen. Sua fábrica, localizada no município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi construída a partir do modelo de consórcio modular. Este artigo busca demonstrar como há uma divisão de trabalho pela qual as firmas fornecedoras de peças são responsáveis diretamente pela fabricação dos veículos, enquanto que a MAN Latin America concentra-se em atividades de controle de informações, marketing, design, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e, no cruzamento dessas atividades, gestão de marcas. Tal divisão parece compôr a tendência de reconfiguração das redes globais de produção (RGP) pela qual a concentração de marcas, propriedade intelectual e demais ativos intangíveis exercem cada vez mais importância para a acumulação capitalista.

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Biografia do Autor

Diego Moreira Maggi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Gerente de Projetos do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro, Maricá, RJ

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Maggi, D. M. (2020). Marcas e divisão de trabalho na rede de produção automobilística: o caso MAN Latin America. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 10(1), 216–262. https://doi.org/10.5902/2236672534057