Identificação do perfil e das percepções de associados de cooperativa de crédito no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043215407Parole chiave:
Cooperativismo, Cooperativismo de Crédito, PercepçõesAbstract
O artigo tem por objetivo identificar o perfil e as percepções dos associados da Cooperativa de Crédito Sicredi da localidade de Novo Sarandi, Toledo-PR. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa realizada diretamente com os associados no período de 18 a 31 de agosto de 2010 e foram processados com o software SPSS, a partir de estatística descritiva e cruzamentos de dados. Os resultados mostram que os associados têm diferentes percepções de acordo com sexo, idade e outras características sócio-econômicas, devendo ser observados esses fatores quando forem desenvolvidas políticas na área administrativa e mercadológica da Cooperativa de Crédito, não sendo possível tratar os associados de forma homogênea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
OCB Sescoop. Cooperativismo. Disponível em: <http://www.ocb.org.br/site/brasil_cooperativo/index.asp >. Acesso em: 29.ago.2010
PONTES, S.M.D. As Estratégias Das Cooperativas De Crédito Para A Captação De Associados. Credigraf: Um Estudo De Caso. Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH, 2006.
SCHARDONG, A. Cooperativa de Crédito: instrumento de organização econômica da sociedade. Porto Alegre: Rígel, 2002. 128p.
FERNANDES, A.J.; PAIS, C. A Economia Brasileira na Década de 80: conseqüências da crise da dívida externa, inflação e crise do Estado. Universidade de Aveiro, Departamento de Economis; Gestão e Engenharia Industrial – 3810-193, Aveiro-Portugal. INETI- Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, DMS – Departamento de Modelação e Simulação, 1649-038 Lisboa Portugal. Acesso em 07.set.2010.
CENTRAL SICREDI PARANÁ. Sicredi Paraná 25 anos: fragmentos da história do Cooperativismo de crédito. Curitiba: Paraná, 2005. 240 p.
SICREDI. Minha Cooperativa. Disponível em: < http://www.sicredi.com.br/>. Acesso em: 07.set.2010
SICREDI. Cooperativismo de Crédito. Disponível em: < http://www.sicredi.com.br/>. Acesso em: 22.ago.2010.
WEBARTIGOS. Cooperativas de Crédito. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/3729/1/>. Acesso em: 11.nov.2010.
FERRAZ, A. T. Sociedades Cooperativas (De Crédito) À Luz Da Lei N. 5.764/71 E Do Novo Código Civil. Aluno do Segundo Ano de Direito Diurno. Acesso em 11.nov.2010. p. 04.
SOARES, M.M.; MELO SOBRINHO, A.D. Microfinanças: O Papel do Banco Central do Brasil e a Importância do Cooperativismo de Crédito. Brasília: BCB, 2008. 202 p.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Cooperativas de crédito. Brasília: BCB, 2006. 118 p.
PINHEIRO, M.A.H. Cooperativas de crédito: história de evolução normativa no Brasil. 4 ed. Brasíli: BCB, 2006. 66 p.
SILVA,W.R.; VIEIRA,F.G.D.; ROCHA, E.E.R.B. Organizações Cooperativas e Contexto Cultural do Espaço Público Brasileiro: Um Ensaio Teórico Sobre Processos Sociais, Universo Simbólico e Prática Social. Salvador, Bahia. 2006.
Anexo 1- Os cálculos do nível de confiança e margem de erro foram baseados em MC.DANIEL, C. & GATES, R. Pesquisa de Marketing. Pioneira Tomson Learning, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).